Início » Soluções » Backup Online

Backup Online

Início » Soluções » Backup Online

Backup Online

por Fontech

Sobre o backup on-line (Backup em Nuvem)

Na era atual, as informações que alimentam os bancos de dados das empresas representam grande parte do patrimônio delas. Por esse motivo, não é difícil entender a importância de se preservar essas informações, por meio dos chamados backups.
Muitas empresas mantêm políticas de backup. Outras, porém, devido ao custo envolvido ou pela falta de orientação especializada não tem uma estratégia eficaz de backup, ou simplesmente, não o fazem.

Existem diversas formas de se realizar o backup. O backup on-line é hoje uma das melhores alternativas na proteção de dados, pois sua tecnologia oferece excelente custo/benefício de armazenamento, além de ser extremamente seguro e confiável.

Funcionamento

O backup on-line não necessita de grandes investimentos de hardware ou software, pois praticamente se aproveita da estrutura já existente nas empresas. Um dos únicos requisitos para o funcionamento do sistema é a existência de conexão de banda larga com a Internet, ambiente comum atualmente nas organizações.

O processo consiste na transmissão via Internet dos dados da empresa para Data Centers especializados, por meio de um aplicativo instalado no Servidor e em horários pré-estabelecidos.

Inicialmente, é feito o envio completo das pastas e arquivos que foram selecionados para a cópia.
Posteriormente, o aplicativo enviará somente as modificações realizadas no dia através de backup incremental. Antes de serem enviados, os dados são compactados com algoritmo proprietário (o que diminui sensivelmente o tempo das cópias) e criptografados.

Segurança

Ao enviar os seus dados para outro local, os clientes esperam armazená-los onde ninguém tenha acesso, exceto eles mesmos, ou seja, um cofre cujo segredo da abertura está em poder do usuário.

Por isso, a aplicação enfatiza fortemente a criptografia dos dados, tanto no armazenamento quanto na transmissão dos mesmos.

Toda transferência dos dados é feita através de criptografia de 128-bits SSL (Secure Socket Layer), o mesmo protocolo usado pelos navegadores da Internet para transações seguras na web, como em bancos, por exemplo.

No armazenamento das informações nos Servidores é utilizada criptografia 256-bits AES com chave de criptografia privada definida pelo usuário e armazenada somente no computador do cliente. Nem o pessoal técnico tem acesso aos dados, sendo que os mesmos só podem ser recuperados com o uso dessa chave.

Isso significa que todo o tráfego (envio e recuperação dos dados) e o armazenamento das informações são feitos de forma segura.

No lado do host, ou seja, o local da hospedagem dos dados, os Data Centers localizados nos Estados Unidos fornecem o ambiente físico e operacional necessários para manter seus Servidores no ar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Fisicamente, sua infra-estrutura é provida de sistemas de controle de temperatura, geradores, sistemas de detecção e supressão de fumaça e fogo, sensores de movimentos, monitoramento de vídeo, etc.

Do ponto de vista técnico-operacional, os dados dos clientes residem em Servidores dotados de dispositivos de armazenamento com múltiplos níveis de redundância (RAID). Além disso, os dados são continuamente espelhados para outros Servidores em Sites geograficamente separados.

No lado do cliente, a aplicação Windows possui funcionalidades que permitem gerenciar o andamento das cópias, como os logs de transmissão. Uma outra funcionalidade é a notificação via e-mail de eventuais falhas no processo de transferência dos arquivos, como quedas de conexão com a Internet ou desligamentos inesperados do Servidor. (Serviço disponível somente com o plano de monitoramento)

Vantagens do Backup Online

Como dito anteriormente, existem diversas formas de backup. Caso a empresa já possua uma estratégia para proteção de seus dados, seja ela através de fitas, CD´s, DVD´s, HD´s extras internos ou externos, etc., o backup on-line pode servir como uma ferramenta suplementar na segurança das informações, uma vez que segurança nunca é demais.

Para aqueles que ainda não tem uma política eficiente de backup, essa solução representa uma excelente opção, viável economicamente, segura e eficaz, uma vez que se vale de toda infraestrutura já existente do Data Center e localmente não exige grandes investimentos de hardware ou software.

Quando se menciona a questão da segurança nesse tipo de armazenamento, não é apenas pelos aspectos abordados até aqui, como a criptografia ou a confiabilidade dos Servidores que hospedam as informações, mas também por se tratar de uma solução de backup off-site totalmente transparente, ou seja, os dados da empresa são enviados para fora de maneira automática.

Em outra soluções convencionais de backup nas chamadas mídias removíveis, como fitas, CD´s, DVD´s e HD´s que deveriam ser diariamente retiradas das empresas ou acondicionadas em cofres especiais, normalmente são mantidas próximas aos Servidores, o que representa um sério risco à segurança.

HD´s internos (ou externos, próximos ao Servidores) são úteis na recuperação dos dados em casos de perda acidental de arquivos ou até mesmo em falhas de hardware ou software do Servidor, mas não garantem a segurança das informações em situações como furtos ou acidentes, como por exemplo, infiltração de água, incêndio, etc.

Da mesma forma, mídias como CD´s, DVD´s ou fitas, se não forem retiradas das empresas ou armazenadas em locais apropriados, também estarão sujeitas às situações acima. Essas mídias têm ainda um agravante: expostas ao calor, umidade ou manuseadas incorretamente podem sofrer alterações e impossibilitar a recuperação dos dados.

O backup eficiente é aquele que se pode recuperar nas situações mais adversas e, infelizmente, imprevistos podem acontecer.

Sendo assim, para a empresa não ser pega de surpresa, ela pode contar com mais esse quesito de segurança do backup on-line, ou seja, a certeza de que seus dados estarão a salvo e bem distantes dela.

Language »